Nós Queremos o Sucesso de sua Empresa Conquiste e fidelize seus clientes com estratégias inteligentes, em uma época em que a confiança está em primeiro lugar.

    Acompanhe-nos
    em nossas redes sociais!

Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez do INSS são liberadas automaticamente; veja como pedir

31 de outubro de 2024
FDR

Uma ótima notícia para quem aguarda a liberação de benefícios por incapacidade! O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) lançou um sistema automático que agiliza a liberação de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, quando a decisão judicial já foi tomada.

Graças a uma parceria entre o INSS e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a liberação desses benefícios agora é mais rápida e eficiente. A ferramenta INSSJUD permite que, assim que um juiz emite uma decisão favorável, o sistema do INSS seja automaticamente atualizado, iniciando o processo de pagamento.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria, confira.

Quais os benefícios dessa nova ferramenta?

A liberação de benefícios, que antes levava dias ou até semanas, agora pode ser feita em poucos minutos;

O processo é totalmente digital, eliminando a necessidade de documentos físicos e agilizando a comunicação entre o Judiciário e o INSS;

A agilidade na liberação dos benefícios garante que os segurados recebam o valor a que têm direito mais rapidamente, sem atrasos ou burocracias.

Requisitos para benefício automático

Para que o sistema funcione corretamente, a decisão judicial precisa conter informações específicas, como:

- Nome completo do beneficiário;

- Tipo de benefício (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez);

- Data de início do benefício;

- Duração do benefício (no caso do auxílio-doença);

- Valor da renda mensal inicial.

Quais tribunais já aderiram ao sistema?

Até o momento, os Tribunais Regionais Federais (TRFs) dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sul e Minas Gerais já aderiram ao sistema. Outros tribunais estão em processo de adaptação para utilizar a nova ferramenta.

Como solicitar a aposentadoria especial?

Para solicitar a aposentadoria, você deve reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.

Com isso, você pode entrar em contato com o INSS através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a sua solicitação de aposentadoria.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Oferecemos uma variedade de links de utilidades econômicas, financeiras e contábeis com informações importantes do âmbito empresarial, ideal para seus clientes e para sua empresa.

Utilitários Contábeis

Veja mais

Contato

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Endereço

Av. Brasil, Nº225-Sala 01, Loteamento Aeroporto - Nova Mutum - MT - CEP: 78450-000

(65) 99248-7504

(65) 99261-5825

(65) 99248-7504

CRC/MT001216/O-6

contato@mutumcontabilidade.com.br

Confira a localização do nosso escritório clicando aqui.

Canal de Atendimento

Entre em contato conosco para esclarecer todas suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Desenvolvido por Sitecontabil 2024 | Todos os direitos reservados.